quinta-feira, março 01, 2007

Comissão Política Nacional

A Federação Distrital Leiria JS orgulha-se de ter acolhido, no passado sábado dia 24 de Fevereiro, a Comissão Política Nacional da JS, presidida pelo Secretário-Geral Pedro Nuno Santos.

Na ordem de trabalhos esteve inicialmente a análise do Referendo à Interrupção Voluntária da Gravidez, sendo seguida pela análise e discussão de outros assuntos da actualidade política nacional, não esquecendo obviamente as questões fundamentais relacionadas com a juventude portuguesa.

A congratulação pelos resultados obtidos no referendo e o elogio da actuação da JS neste debate foram unânimes. Como frisou Pedro Nuno Santos “os jovens tiveram um papel decisivo neste referendo, como tal a JS sente-se orgulhosa pelo desempenho e dinâmica evidenciadas neste debate”.

Contudo, ficou claro que o papel da JS ainda não está finalizado, a JS irá acompanhar o processo de regulamentação em curso, de forma a contribuir para a construção de um diploma claro e responsável, que permita à mulher tomar uma decisão esclarecida e ponderada; e irá para além da IVG, passará pela aposta numa educação sexual e planeamento familiar responsáveis no seio das camadas mais jovens da sociedade portuguesa.

Quanto à Agenda Política Nacional, nela está inscrita a Legalização do Casamento entre Pessoas do mesmo sexo, porém e sublinhe-se, que esta é uma questão que integra permanentemente a ordem de trabalhos da JS, não sendo contudo uma prioridade a curto prazo, questões como esta só serão abordadas depois de concluída a questão da IVG.

A Federação de Leiria esteve representada por Ricardo Raminhos, Secretário Federativo e membro da Comissão Política Nacional.
Na sua intervenção deu as boas-vindas a Leiria aos restantes camaradas, “terra particularmente difícil para a família Socialista, que mesmo sendo dominada politicamente pelo PSD, desta vez esteve em sintonia com a generalidade dos restantes resultados nacionais, com uma clara vitória do Sim”.

A Juventude Socialista repudia solenemente a atitude do Dr. Alberto João Jardim, atitude insensata e irracional colocando interesses pessoais e partidários à frente dos interesses da Região Autónoma da Madeira gerando um clima de “mal-estar” entre a população madeirense e o Governo da República Portuguesa; opinião totalmente subscrita pela Federação de Leiria que assim manifesta o seu apoio incondicional aos camaradas madeirenses, já que em Leiria, “também nós sabemos o que é ser governados por maiorias do PSD”, citando Ricardo Raminhos

Questões que nos preocupam a todos, como é o caso do IAJ (incentivo ao arrendamento jovem), Emancipação Jovem e Ambiente também mereceram particular destaque da parte dos membros da Comissão Política Nacional, expressando assim um voto de apoio e confiança, reafirmando o papel da JS nos correntes e futuros processos legislativos, salvaguardando os interesses de todos os jovens, que mais do que nunca sabem que podem contar com a JS.



Nuno Cordeiro
Secretário Federativo JS Leiria

Sem comentários: