quinta-feira, abril 05, 2007

Primavera, Rica em Acontecimentos

Esta Primavera promete. Promete a todos os níveis. Avizinham-se mudanças, avizinham-se polémicas, avizinham-se decisões e novidades. Dá-me ideia que estas coisas obedecem a um calendário sazonal, antes do verão é "descarregado!" tudo quanto é polémica e depois durante o período de "veraneio" nada há a dizer ou falar. Relembremos em síntese os temas quentes das últimas semanas:

  1. Crise! no cds/pp
  2. Aeroporto da Ota
  3. Licenciatura do 1º Ministro
  4. O maior português de sempre é: António de Oliveira Salazar
  5. Lista de excedentários da Admnistração Pública

Fim previsivel:

  1. Portas regressa, talvez mais jovem e atraente, à liderança do cds, tornando-se este definitivamente numa alternativa sexy à direita
  2. Continuação do aparecimento de estudos contraditórios, contudo o projecto vai avançar.
  3. Nada a dizer
  4. Dinâmica PNR
  5. Venham mais!

O Aeroporto da OTA.

O que temos nós a dizer?

Somos apontados como o distrito com maiores vantagens com a localização do novo aeroporto na Ota. Mas que vantagens? Turismo? Negócios?

Num distrito como nosso, julgo que as vantagens conseguidas com um novo aeroporto são inúmeras, contudo dadas as caracteristicas do nosso distrito penso que o aeroporto virá aumentar as assimetrias regionais. O litoral, e todos os concelhos do oeste saberão captar muito bem os fluxos trazidos pelo aeroporto, enquanto os concelhos do interior, penso eu, continuarão a distanciar-se cada vez mais dos do litoral do distrito.

Contudo isto é um previsão. E como qualquer previsão será errada se forem tomadas medidas de modo a contrariar as conclusões previstas. Por isso, lanço uma questão:

- Como pode o teu concelho ganhar com a Ota? Ou será que nenhum leiriense ganhará com a Ota?

Nuno Cordeiro

Secretário Federativo JS Leiria

1 comentário:

Anónimo disse...

Com a construção do novo aeroporto internacional de Lisboa na Ota fica, sem dúvida, o nosso distrito beneficiado. Em primeiro lugar teremos assim uma maior aproximação dos turistas, o que permitirá e será factor para a construção de um turismo, na zona de Leiria, de QUALIDADE, mas para isso parte dos responsáveis locais o fomentar destas políticas que venham a contribuir para esse mesmo Turismo de Qualidade, de Excelência. Também, a Ota, pode ser um motor de lançamento para a internacionalização dos produtos agrícolas da zona do Bombarral, Peniche e Óbidos, concelhos que têm uma elevada actividade agrícola e a qual está considerada de qualidade. Outro factor importante será a construção de mais e melhores vias de comunicação na nossa região. Falando no caso mais específico do meu Concelho (Peniche), nós ficaremos a beneficiar em muito pois a grande actividade económica do concelho é o turismo. É dever do distrito de Leiria apoiar o aeroporto da Ota, e nós,Federação da JS, devemos estar na linha da frente.

Henrique Estrelinha